sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Passeio 9º Anos - Quartel de Itu, Parque do Varvito e Complexo Turístico da Cachoeira - Salto

Quartel de Itu - Regimento Deodoro.

Possui um pátio interno amplo e bem preservado, com largos corredores que remontam ao passado. Uma bela igreja e um pequeno museu do 2º GACAP – Regimento Deodoro - fazem parte do conjunto arquitetônico. O Quartel de Itu tem participado ativamente da vida da comunidade ituana e sediou em maio de 2005 a exposição "Aleijadinho e Mestre Piranga no regimento Deodoro".
































Complexo Turístico da Cachoeira - Salto

O rio Tietê começou a se formar a 65 milhões de anos atrás e até o século XX ele era limpo, possibilitando a pesca. O rio Tietê nasce na Serra do Mar em Salesópolis/SP e deságua no rio Paraná, em direção ao interior, por isso foi muito importante para os Bandeirantes, os quais vinham das cidades litorâneas, e pelo rio desbravavam os sertões do Estado e do País.
O rio Tietê em nossa região é muito acidentado, pois estamos sobre uma faixa denominada fall-line (linha de queda). Neste local, o rio Tietê, apresenta sua maior queda d´água.
No século XX, todos viajantes que passavam pelas cidades de São Paulo e Itu e vinham a “Salto de Itu” para ver a cachoeira. O imperador D. Pedro II visitou a cachoeira por duas vezes.
Em 1913, foi construída a Ponte Pênsil para possibilitar o acesso de pescadores ao antigo “Porto das Canoas”. Constitui atrativo turístico especialmente por instigar o espírito aventureiro de visitantes a aproximar-se de um belíssimo cenário às margens do Rio Tietê. Do outro lado da ponte há um novo atrativo: O Caminho das Esculturas
.Memorial do Rio Tietê, um completo museu sobre o rio, ocupa o prédio onde até o início dos anos 70 funcionava o Restaurante do Salto. Em uma ampla parede de vidro com 18 metros de extensão, o mapa do Tietê é reproduzido, da nascente à foz.

















Nenhum comentário:

Postar um comentário